terça-feira, 25 de setembro de 2012

O regresso agridoce 2/2

A segunda experiência que me marcou, foi a visita de uma rua, para muitos uma simples rua, numa de muitas novas urbanizações em Peniche, mas para mim a rua do meu avô.

O meu avô, foi sempre um homem muito ativo, tinha um olhar azul profundo, meigo e pacificador. Era uma pessoa que se preocupava com o próximo e na sua vida deu muitos exemplos disso.
Foi Presidente da Câmara Municipal de Peniche, onde foi responsável pelo primeiro bairro social na cidade. Mandou construir um pontão que hoje é conhecido como o Molhe Leste, tendo uma praia com o mesmo nome, tornando o porto de pesca muito mais seguro para os pescadores.
Foi Presidente do Grupo Desportivo de Peniche, o clube de futebol local, onde dava a cara pelo clube nas horas difíceis, não se livrando de levar uns murros e bofetadas em derbies locais de adeptos dos clubes rivais. Demonstrando que era um homem de convicções fortes, mas acima de tudo, muito justo.
Foi detentor de mais alguns cargos de relevância na cidade e duas décadas depois da sua morte, soube que a cidade lhe deu uma rua.

Fui visitá-la pela primeira vez e senti-me tão pequenino ao pé de um homem que foi e será sempre um grande homem, o meu avô!
Espero um dia conseguir um décimo do que ele conseguiu na sua vida...


Ao olhar para a placa, relembrei as longas horas que passava com ele a olhar para a sua coleção de moedas que tinha e que acabei por herdar dando continuação à coleção. Saudades tuas!

Sem comentários: