sexta-feira, 21 de janeiro de 2005

Aquele abraço

Tenho um desejo... apetecia-me ir morar para um país diferente!

Se pudesse escolher, escolhia o Brasil, se pudesse escolher a cidade, escolhia o Rio de Janeiro!
Não é por ser o lugarzinho da moda que todo o português escolhe para passar férias. É muito mais que isso...

É de certeza pelos familiares que tenho lá que concerteza me dariam guarida, é de certeza pelos amigos, ou melhor, grandes amigos que tenho por lá, mais a sul em Porto Alegre e Caxias do Sul (uma cidade pequena de onde vem Luis Felipe Scolari). É de certeza pelas recordações que tenho de criança, de escutar quase todos os dias, as músicas de Maria Bethânia, Elis Regina, Rita Lee, Tom Jobim, Gal Costa, Gilberto Gil, Vinicius de Moraes e muitos outros. Um gosto que herdei do meu pai, de onde tenho uma colecção de Bossa nova de invejar mesmo qualquer brasileiro...
É de certeza pela amizade que eu tenho da galera que vive hoje em Portugal proveniente de todos os lados do Brasil.

Por vezes dou umas saídas com eles e, muitas das vezes, sou o único português e podendo me sentir excluído do grupo, muito pelo contrário, sou mais um, no meio de tantos.
Admiro-os por isso e por muito mais. Admiro pela forma como me receberam no seu grupo. Admiro a forma simples com que vencem todas as adversidades. Admiro a coragem de largar tudo o que conheciam e virem para um país com uma cultura diferente da deles. Admiro, por a maior parte deles estar bem na vida.

E admiro acima de tudo, as lições que fui aprendendo com eles, provavelmente sem se darem conta, hj em dia sou muito mais positivista e com muitos menos preconceitos do que tinha antes de os conhecer. Preconceitos esses, que vejo no meu dia-a-dia, do brasileiro ou que é dentista ou que é empregado de café.

Eles são muito mais que isso... para mim são heróis e uns guerreiros fabulosos.

Por isso escrevo este post dedicando a eles toda esta gratidão, e numa última frase deixar aqui a minha mensagem:

"Aquele Abraço!"

2 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada.
Muito bonito o que vc escreveu e sei que é de coração.

Transforma o teu desejo em realidade, vai até lá, nem que seja só para espreitar. Uma coisa acho que já aprendeu connosco, a turma de brasileiros, se não gostar, é só voltar.
bjs
Lili

thecornflakes disse...

Concerteza que foi do coração...
Claro k tu estás incluída, obrigado por tudo mesmo
bjokas