sexta-feira, 29 de abril de 2005

25 de abril, sempre!?!

Quero já esclarecer de início que a revolução do 25 de Abril foi uma coisa boa para o meu país!
Depois de isto esclarecido, posso escrever à vontade sem ter problemas de consciência em trair todos aqueles que lutaram para tirar Portugal de um regime ditatorial.

Então é assim, faz-me um bocado de confusão, passados 31 anos da revolução dos cravos, ver ainda um festejo tão grande e fervoroso à volta do 25 de Abril.
Quero com isto dizer, que Portugal, é um país democrático há 31 anos, num novo século e inserido numa comunidade de países membros com uma moeda única, como é a Comunidade Europeia.

Não me identifico com o meu país, o meu governo ou a minha sociedade.

Os portugueses ainda pensam da mesma maneira que há 30, 40 ou 50 anos atrás. Como diz o outro e outros tão fartos de repetir: "Falam, falam, falam e nãos os vejo a fazer nada". Escondem-se num medo salazarista e esperam ainda o regresso de Dom Sebastião numa manhã de nevoeiro.
Com isto tudo, vejo o meu país a não evoluir, vejo uma sociedade com coisas muitas boas, mas não fecho os ohos e consigo também ver as más. Os portugueses são pessimistas, não acreditam em si mesmos e "o que é nacional é bom", é só de boca pra fora. Porque dizem isso e pedem uma coca-cola, ou compram fruta espanhola.

Se algum português se atreve a ser bom é logo crucificado na praça pública, vejam o caso do José Mourinho. Teve que ir pra Inglaterra para ser considerado unanimamente em Portugal,como um grande treinador, como dizem os "beefs": "An world class trainer".
Como este Zé, conheço outro, aliás, tive a sorte de o conhecer pessoalmente...

José Ricardo Cabaço, foi director criativo, entre outras agencias, na GreyHome, nessa altura era mal falado no meio da publicidade nacional. Até que aceitou o convite da Wieden + Kennedy de Amesterdão para ser o Director Criativo da conta da Nike para a Europa. Só depois de ter lançado o seu primeiro spot, (aquele anuncio da Nike que é um jogo entre Portugal e Brasil) é que deixou de ser mal falado.
http://www.adformatie.nl/creatie/zoekcampagne.asp?pg=uitgebreidzoeken&LastName=Cabaco&MiddleName=&Surname=Jose
(esse é o link com os varios anuncios da sua autoria)

O mais engraçado é que quem falava mal, nunca trabalhou com ele!!!
Eu tive a honra de trabalhar com ele e foi o director criativo com um raciocínio criativo mais simples e eficaz que conheci, bastava-lhe uns minutos e desenvolvia uma campanha assente nos vários suportes de media com principio meio e fim, por comparação, ele é o Ronaldinho Gaúcho da publicidade, com meia duzia de fintas parte uma defesa inteira.
Ao Zé Ricardo, o meu obrigado.

Retomando o fio à meada...
O meu povo, gosta de lamentar-se constantemente e recusa-se a arregaçar as mangas e ir em frente, acomodam-se à situação com muita facilidade.
Mas isto é em tudo, os portugueses e as portuguesas, também vivem a sua vida assim, conheço muita gente que prefere ficar só, porque teve no passado uma má relação e recusa-se a conhecer pessoas novas, onde o trauma vence qualquer nova paixão.

Os tempos são outros e a realidade é outra, temos o país que temos com recursos invejáveis à grande parte do resto do mundo. Olhem para o lado, a Espanha, não tem a diversidade de paisagens que nós temos, contudo, têm uma indústria turística muito mais desenvolvida. "Eles" não têm uma serra de Sintra ao lado de praias, não têm o Gerês, a Costa Alentejana, as vinhas do Douro, etc.
Nem eles nem a maior parte do mundo.
Mas repito mais uma vez, têm aquilo que nós não temos, uma economia mais desenvolvida e acreditam nas suas "coisas".

Ainda houve uma altura em que pensei que Portugal iría entrar nos eixos, mas foi solo de pouca dura. Lembram-se do Euro 2004? Lembram-se da onda de optimismo que foi gerada? Lembram-se de sermos reconhecidos publicamente pela UEFA como os organizadores do melhor Campeonato da Europa de sempre?
Pois é... acabou o baile e cada um foi-se fechar dentro de casa... e voltámos ao mesmo.

Tou farto disto, não me consigo conformar, porque somos um povo com valor, sabemos fazer as coisas bem feitas, mas só as fazemos pra inglês ver e o problema é que "eles" viram mas já se foram embora e nós continuamos aqui.

Portugal, desculpem a comparação é como uma casa de revista de decoração, é muito bonita, mas ai de alguém que lhe toque ou se sente no sofá.
Não tenho dúvidas eu adoro Portugal e considero-me português de gema, apenas não me conformo com toda esta situação. Sou daqueles que quer para onde vá, levo a bandeira das quinas comigo e se puder falo primeiro em português, mas também não sou burro e desenrasco-me na lingua materna onde estiver, mas se for muito dificil tenho sempre o inglês.

Acho que chega de 25 de Abril, sempre!
Foi bom para nós, para mim que graças a essa revolução posso hoje livremente opinar sobre tudo ou nada, posso ter este blog, posso falar mal do Primeiro-Ministro e até do Presidente da Junta de Freguesia, não é essa a questão.
Está na altura de olhar para o futuro e deixar o passado em paz, não digo esquecê-lo, isso nunca, mas deixar esse passado como uma lembrança.
Há que crescer e ganhar maturidade e acima de tudo acreditar em nós mesmos.
Como diz a música: "quero(emos) mais, quero(emos) mais, quero(emos) mais, quero(emos) muito mais".

Saber (a)mar

Acabei de ler um livro, aliás uma biografia de uma pessoa excepcional, o Kelly Slater.
O Kelly pra quem não sabe é um campeão, não um qualquer, mas um profissional que alcançou um patamar de excelência, conquistou nada mais nada menos do que 6 campeonatos mundiais de surf e com 26 anos era já uma lenda viva, também revolucionou o modo como se faz surf hoje em dia, inventou manobras que ainda muitos que andam no circuito mundial não conseguem fazer em free surf, quanto mais em competição.
No seu livro, conta como é que uma pessoa tímida lida com o sucesso na sua profissão.
Muitos (poucos, já que não é um blog assim tão visitado) não sabem quem ele é, mas se for dando umas dicas são bem capazes de ter uma vaga ideia.
Ele foi um namorado da Pamela Anderson (sim aquela gaja boa que gravou as quecas com o marido e saiu pra internet, sim aquela gaja boa que fez o filme Barbwire, sim aquela gaja que é boa como o milho mas que tem hepatite).
Ainda não fazem ideia de quem ele é, pois não?
Mais umas dicas...
Lembram-se do Baywatch? Ele fez alguns episódios de que era um surfista.

Ainda não foram lá?
Então entrem numa loja onde se venda produtos da Quiksilver e olhem pro(s) poster(s), ele tá lá de certeza...

Enfim, deixando de divagar, o livro tem lá todas essas fofocas e tem muito mais, tudo falado na primeira pessoa e sem rodeios.

Vou deixar um excerto pra quem ficou com água na boca:
"Agora aos 26 anos, eu era o surfista mais vitorioso da História. Estava cercado de amigos, fãs e reporteres, (...). No meio da multidão focalizei minha filha Taylor, na praia (...) Achei que Taylor ficaria impressionada com o que tinha feito, mas durante o momento mais decisivo da minha carreira, ela estava de costas para o mar, construindo um castelo de areia (...). Seguindo a minha resolução, eu não estava totalmente virado para as competições, mas estava deixando de lado os prazeres mais simples da vida."

O Kelly é um dos meus gurus, embora ele no livro diga que uma pessoa tendo idolos, nunca poderá superá-los. Para falar verdade, Kelly, nunca chegarei ao teu patamar por isso te considero um idolo.

O livro chama-se "A Biografia de Kelly Slater - Pipe Dreams"

Para finalizar, o Kelly é uma pessoa que sabe amar o que faz e o mar faz parte dele, tal como a mim.

Frase do dia

"Mulher é como pipoca... enche o saco mas não paramos de comer"

e mais naum digo!!!

quinta-feira, 14 de abril de 2005

Clubites à parte

O Sporting tá nas meias finais da Taça UEFA!!!!!!!

Quem me conhece deve pensar que tou doente...
Um benfiquista a felicitar o clube rival!?!!?
Se fosse tão simples, mas não é. A versão oficial é que tou a torcer pra que o clube de Alvalade, vá o mais longe possível na UEFA, ganha o Sporting e...
Ganho eu!!!
E mais não digo.

terça-feira, 12 de abril de 2005

Olha mais um...

É verdade, esta cena dos blogs tá em crescimento e com isso mais um amigo meu aderiu a esta maravilha "intergalácticanética".


O Veiga, pra mtos, mas Beiga só pra alguns, emigrou pra São Paulo e criou um Blog por causa da sua aventura em sampas.
Aki fica o link: http://aventurapaulista.blogspot.com/
Eu e o Beiga, já formámos dupla numa agencia de publicidade, um grande criativo e acima de tudo um grande amigo, foi uma das minhas muletas em algumas situações adversas da minha vida. E sp disse presente com um sorriso nos lábios.
Como dizem no brasil: "um cara do caralho!!!"
Vale a pena espreitar.

Tudo na mesma como a lesma

De volta, depois de uma ida a Andorra, de pôr o meu computador a arranjar, de uma tentativa frustrada de conhecer em 3d a minha anjinha de Biana...

... Tá tudo na mesma como a lesma!