sexta-feira, 29 de abril de 2005

25 de abril, sempre!?!

Quero já esclarecer de início que a revolução do 25 de Abril foi uma coisa boa para o meu país!
Depois de isto esclarecido, posso escrever à vontade sem ter problemas de consciência em trair todos aqueles que lutaram para tirar Portugal de um regime ditatorial.

Então é assim, faz-me um bocado de confusão, passados 31 anos da revolução dos cravos, ver ainda um festejo tão grande e fervoroso à volta do 25 de Abril.
Quero com isto dizer, que Portugal, é um país democrático há 31 anos, num novo século e inserido numa comunidade de países membros com uma moeda única, como é a Comunidade Europeia.

Não me identifico com o meu país, o meu governo ou a minha sociedade.

Os portugueses ainda pensam da mesma maneira que há 30, 40 ou 50 anos atrás. Como diz o outro e outros tão fartos de repetir: "Falam, falam, falam e nãos os vejo a fazer nada". Escondem-se num medo salazarista e esperam ainda o regresso de Dom Sebastião numa manhã de nevoeiro.
Com isto tudo, vejo o meu país a não evoluir, vejo uma sociedade com coisas muitas boas, mas não fecho os ohos e consigo também ver as más. Os portugueses são pessimistas, não acreditam em si mesmos e "o que é nacional é bom", é só de boca pra fora. Porque dizem isso e pedem uma coca-cola, ou compram fruta espanhola.

Se algum português se atreve a ser bom é logo crucificado na praça pública, vejam o caso do José Mourinho. Teve que ir pra Inglaterra para ser considerado unanimamente em Portugal,como um grande treinador, como dizem os "beefs": "An world class trainer".
Como este Zé, conheço outro, aliás, tive a sorte de o conhecer pessoalmente...

José Ricardo Cabaço, foi director criativo, entre outras agencias, na GreyHome, nessa altura era mal falado no meio da publicidade nacional. Até que aceitou o convite da Wieden + Kennedy de Amesterdão para ser o Director Criativo da conta da Nike para a Europa. Só depois de ter lançado o seu primeiro spot, (aquele anuncio da Nike que é um jogo entre Portugal e Brasil) é que deixou de ser mal falado.
http://www.adformatie.nl/creatie/zoekcampagne.asp?pg=uitgebreidzoeken&LastName=Cabaco&MiddleName=&Surname=Jose
(esse é o link com os varios anuncios da sua autoria)

O mais engraçado é que quem falava mal, nunca trabalhou com ele!!!
Eu tive a honra de trabalhar com ele e foi o director criativo com um raciocínio criativo mais simples e eficaz que conheci, bastava-lhe uns minutos e desenvolvia uma campanha assente nos vários suportes de media com principio meio e fim, por comparação, ele é o Ronaldinho Gaúcho da publicidade, com meia duzia de fintas parte uma defesa inteira.
Ao Zé Ricardo, o meu obrigado.

Retomando o fio à meada...
O meu povo, gosta de lamentar-se constantemente e recusa-se a arregaçar as mangas e ir em frente, acomodam-se à situação com muita facilidade.
Mas isto é em tudo, os portugueses e as portuguesas, também vivem a sua vida assim, conheço muita gente que prefere ficar só, porque teve no passado uma má relação e recusa-se a conhecer pessoas novas, onde o trauma vence qualquer nova paixão.

Os tempos são outros e a realidade é outra, temos o país que temos com recursos invejáveis à grande parte do resto do mundo. Olhem para o lado, a Espanha, não tem a diversidade de paisagens que nós temos, contudo, têm uma indústria turística muito mais desenvolvida. "Eles" não têm uma serra de Sintra ao lado de praias, não têm o Gerês, a Costa Alentejana, as vinhas do Douro, etc.
Nem eles nem a maior parte do mundo.
Mas repito mais uma vez, têm aquilo que nós não temos, uma economia mais desenvolvida e acreditam nas suas "coisas".

Ainda houve uma altura em que pensei que Portugal iría entrar nos eixos, mas foi solo de pouca dura. Lembram-se do Euro 2004? Lembram-se da onda de optimismo que foi gerada? Lembram-se de sermos reconhecidos publicamente pela UEFA como os organizadores do melhor Campeonato da Europa de sempre?
Pois é... acabou o baile e cada um foi-se fechar dentro de casa... e voltámos ao mesmo.

Tou farto disto, não me consigo conformar, porque somos um povo com valor, sabemos fazer as coisas bem feitas, mas só as fazemos pra inglês ver e o problema é que "eles" viram mas já se foram embora e nós continuamos aqui.

Portugal, desculpem a comparação é como uma casa de revista de decoração, é muito bonita, mas ai de alguém que lhe toque ou se sente no sofá.
Não tenho dúvidas eu adoro Portugal e considero-me português de gema, apenas não me conformo com toda esta situação. Sou daqueles que quer para onde vá, levo a bandeira das quinas comigo e se puder falo primeiro em português, mas também não sou burro e desenrasco-me na lingua materna onde estiver, mas se for muito dificil tenho sempre o inglês.

Acho que chega de 25 de Abril, sempre!
Foi bom para nós, para mim que graças a essa revolução posso hoje livremente opinar sobre tudo ou nada, posso ter este blog, posso falar mal do Primeiro-Ministro e até do Presidente da Junta de Freguesia, não é essa a questão.
Está na altura de olhar para o futuro e deixar o passado em paz, não digo esquecê-lo, isso nunca, mas deixar esse passado como uma lembrança.
Há que crescer e ganhar maturidade e acima de tudo acreditar em nós mesmos.
Como diz a música: "quero(emos) mais, quero(emos) mais, quero(emos) mais, quero(emos) muito mais".

2 comentários:

abox disse...

sabes que tens muito jeito para a escrita?;)
eu tb não em sinto bem neste país... acho que mereço mais...

thecornflakes disse...

Obrigado pelo teu comentário. Quando escrevo os meus "posts", escrevo com a alma e digo as coisas do fundo do coração, não sou daqueles que escrevo no "word", leio e relei-o e só dp é k passo pro blog. Não condeno quem o faça! Mas prefiro escrever logo o que me sinto. Se os textos são bons só tenho de ficar agradecido com o teu elogio, mas também podem ser bons porque são sinceros e a sinceridade é uma coisa bonita e as pessoas apreciam.
Bjokas e mais uma vez obrigado pelo teu comentário ;)