sábado, 17 de setembro de 2005

Gosto de vermelho não gosto de encarnado

Entre o gosto e não gosto, existem histórias de vida. Eu que não sou nenhum brilhante contador de histórias, mas alguém com uma história para contar.

A história de hoje, sucintamente transcrita num post neste blogue, foi a descoberta (?) da diferença entre duas cores, o vermelho e o encarnado.
Vermelho é a cor da paixão, a cor do meu clube, o Campeão Nacional… Vermelho é a cor do sangue e da vida, da matança e da dor… Vermelho é a cor quente que me corre nas veias… é a cor representada na nossa bandeira, que simboliza o sangue derramado, nas conquistas e descobertas que dá a identidade do nosso povo… Vermelho é a cor da revolução dos cravos.

Como Director de Arte durante quatro anos, tive de lidar com cores ao pormenor, desde a aplicação correcta nos logótipos, à aplicação criteriosa de certas cores num layout.

Daí que vem a história do vermelho e encarnado. Curioso como sou, quis saber mais…
Numa agência de publicidade onde trabalhei apanhei uma Account na cozinha na sua pausa matinal do café e abordei a questão.
A fervorosa fã do encarnado, tentou descrever-me qual a cor das unhas pintadas dela, dos morangos, do interior da melancia, dos tomates e insistia no encarnado, eu refutei em vermelho…
Sem chegar a nenhuma conclusão e por falta de provas convincentes, fiquei eu na minha razão e ela na dela, bebemos o nosso café e voltámos cada um para o seu departamento, o meu, o criativo e o dela de contacto.

Na lista de pantones, (lista universal que dá aos profissionais as percentagens correctas em quadricromia, sistema de quatro cores), o vermelho materializa-se em 0% de Ciano, 100% de Magenta, 100% de Amarelo e 0% de Preto, o encarnado não o consegui achar, se calhar como o próprio nome indica, encarnado por algum espírito, que se recusa a figurar na lista de pantones, preferindo vaguear livremente no mundo dos não vivos.

No Dicionário Universal de Língua Portuguesa da Texto Editora, o vermelho é definido como:
Vermelho (Lat. vermiculu), adj. que tem a cor do sangue; encarnado vivo; rubro, escarlate;
Eh lá! Afinal o encarnado existe, no mesmo dicionário eis a definição:
Encarnado (Lat. incarnatu, cor de carne), adj. que encarnou; vermelho;
Pelos vistos o encarnado é uma cor que existe por cá, mas no estrangeiro parece não ter definição, de volta aos dicionários, fui ao Inglês-Português e Português-Inglês e eis as definições:
Red [red] s. cor vermelha ou qualquer cor semelhante. (hummm… sendo pragmático e pela definição portuguesa, o encarnado pode ser uma cor semelhante)
Encarnado adj. incarnate. (lá vem a teoria escrita umas linhas acima do mundo dos não vivos)
Vermelho s.m. red; sort of varnish; (e onde está o incarnated????)

Sendo assim, no meu ponto de vista, o vermelho continua a ser a cor da paixão, a cor do meu clube, o Campeão Nacional… Vermelho é a cor do sangue e da vida, da matança e da dor… Vermelho é a cor quente que me corre nas veias… é a cor representada na nossa bandeira, que simboliza o sangue derramado, nas conquistas e descobertas que dá a identidade do nosso povo… Vermelho é a cor da revolução dos cravos…

Gosto de vermelho e não gosto de encarnado e pronto.

3 comentários:

Anónimo disse...

Gang of Martha Stewarts Gather for TV Show
Travel guides. Create free travel blogs, travel journals, and travelogues. Make sure to create one on your next trip.
I like your site check out mine retire

Chuck

thecornflakes disse...

pois, pois e depois pões post no teu blog a dizer k és feliz pk te sentes como um pássaro... o k tu keres sei eu!!!! Lol
Bjokas

Anónimo disse...

Na minha opinião vermelho e encarnado são as mesmas cores, mas as pessoas conforme as suas aprendizagens, designam-nas com nomes diferentes.
De referir que, está institucionalizado nesta sociedade portuguesa do século XXI, que dizer "encarnado" é mais xique e mais cuidado.