quarta-feira, 25 de julho de 2012

Conseguem sentir?

Todos nós na nossa vida temos ciclos, uns positivos outros menos positivos.
De há um mês para cá sinto que a minha vida vai dar uma volta bem grande, para melhor.

Felizmente, estou a passar uma fase em que ando muito ocupado, infelizmente 70% desse tempo é no trabalho, numa empresa na qual já pouco me identifico, sinto que a minha carreira estagnou ali.
Estagnar é dourar a pilula, numa conversa com um colega meu, cheguei à conclusão que desde que pus o pé naquela empresa a minha carreira tem ido em queda livre.

Sou das pessoas mais importantes ali dentro, sou eficiente e entrego trabalho de qualidade, e apesar de reconhecerem isso por palavras, os atos não correspondem a esses elogios.
Acredito que todos somos importantes numa empresa pela simples razão que somos uma equipa e se alguém falha, falhamos todos!

Infelizmente nem toda a gente pensa assim, naquela empresa protege-se a falta de empenho, e enquanto houver pessoas que corram o dobro para compensar aquelas que só cumpram horários, está tudo bem.

Sinceramente já pensei que era um "merdas" e por muito que mostrasse o meu valor, nunca seria valorizado por isso, até que há pouco tempo percebi que não era bem assim.
Pedi umas mini-férias, os tais três dias, e só me arranjaram problemas. Tive que ser duro e exigir os meus direitos como trabalhador e só após um período de discussão acederam ao meu pedido.

Nesta conversa, percebi então que o problema não era eu me ausentar por três dias, o problema real é que nesses três dias, a resposta da empresa em termos de qualidade e eficiência iria ficar comprometida porque os tais protegidos não iriam dar conta do recado.
E foi nesse momento que percebi, o que tanto me revoltava as atitudes em relação a certos colegas, para esses bastava pedirem os dias e não havia qualquer discussão, mesmo que já não tivessem direito a férias, porque irem ou não trabalhar pouco afetaria a produtividade da empresa.

Para mim, esta é uma política errada, mas como não sou eu que giro a empresa, só tenho que cumprir com as regras impostas. Apenas sei que esta forma de gerir faz com que os bons se vão embora e os maus encontrem nela um porto de abrigo, já que o mercado não dá hipótese a estes ultimos.

P.S. - Vai-me dar um gozo enorme ver a cara deles quando lhes der a notícia que eles não querem ouvir, eu pelo menos sinto que está para breve e vocês conseguem sentir?

Sem comentários: